Notícias Locais

Núcleo Interdisciplinar de Apoio Educacional propõe estratégias para inclusão escolar

Considerando a situação em que vivemos em decorrência da pandemia pelo coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação de Palmeira das Missões e o Núcleo Interdisciplinar de Apoio Educacional (NIAE) organizaram estratégias para suporte às escolas da rede municipal de ensino no que tange às questões da inclusão escolar. A equipe de referência que atua junto ao Núcleo (pedagogos, psicopedagogos e psicóloga) está orientando e auxiliando as coordenações pedagógicas das escolas da rede na elaboração de atividades pedagógicas adaptadas às crianças com necessidades educacionais especiais.

Estas ações fazem parte do projeto PsiCOVIDa e tem o objetivo de minimizar os impactos psicológicos e emocionais da pandemia que podem ser sentidos pelos estudantes das escolas municipais enquanto estão suspensas as atividades presenciais. É importante destacar que desenvolvimento de estratégias de saúde mental, que também é uma ação dentro deste projeto, pode colaborar significativamente para a superação deste momento pelo qual todos estamos passando. Além das escolas, conforme o caso as famílias podem ser atendidas.

A iniciativa prevê atendimentos utilizando o whatsapp e, em situações específicas, atendimentos em pequenos grupos presenciais mantendo todos os protocolos de prevenção oriundos dos órgãos de saúde. Para informações detalhadas, as escolas da rede podem entrar em contato com a equipe do NIAE, de modo a realizar o planejamento das ações a serem desenvolvidas. Nas imagens que ilustram este post, alguns atendimentos a estudantes realizados pelo Núcleo.

Fonte: Jornal Expressão Regional