Notícias Locais

TVE exibe aulas preparatórias para o Enem até outubro

São mais de 400 horas de conteúdo do Ensino Médio

O projeto Pré-Enem Seduc RS, que apresentará na TVE-RS aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), teve início na segunda-feira (18/5). A iniciativa do governo do Estado, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), veiculará os programas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 19 às 23 horas.

Serão cerca de 20 horas/aula semanais, totalizando 464 horas de preparação para todos os componentes curriculares. Os alunos ainda terão acesso às aulas pelo YouTube, por meio do canal TV Seduc RS, e com os links que ficarão disponíveis no Portal da Educação e no site da Seduc.

“A TVE cumpre um papel muito importante ao levar informação e, agora, também terá um papel muito importante na área da educação ao transmitir nosso Pré-Enem Seduc RS. Beneficiando jovens de todo o Estado, que podem inclusive convidar a família para assistir e relembrar os conteúdos”, explicou o governador Eduardo Leite, em transmissão ao vivo pela internet, diretamente dos estúdios da TVE, onde as aulas preparatórias são gravadas. Na ocasião, Leite conversou com as professoras Janaína Casanova, de Artes, e Kátia Luciane Souza da Rocha, de Matemática, que integram o grupo selecionado para o projeto.

A secretária de Comunicação, Tânia Moreira, lembrou que, como as aulas serão transmitidas em TV aberta, todos os estudantes poderão se beneficiar. “É uma alegria vermos a TVE inserida em um dos seus pilares de atuação, que é a transmissão de conhecimento. As aulas não serão dirigidas somente a alunos da rede pública estadual, mas a todos os estudantes que estejam interessados nesse conteúdo”, afirmou.

O Pré-Enem Seduc RS, que contará com quatro períodos diários de 60 minutos e contemplará 86 horas/aula para cada área do conhecimento, inclui eixos ligados às disciplinas de Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e Redação. As aulas seguem até 31 de outubro, semana que antecede o início das provas.

O secretário da Educação, Faisal Karam, disse que a iniciativa beneficiará alunos do 3° ano do Ensino Médio e membros da comunidade escolar que desejam prestar vestibular ou o Enem. “Após um período de capacitação, que incluiu roteirização dos conteúdos, finalização das metodologias e recursos a serem utilizados nos vídeos, os nossos 13 professores da Rede, escolhidos para o projeto, já estão preparados para garantir a qualificação necessária dos estudantes para o ingresso no Ensino Superior”, acrescentou.

Foram selecionados 13 professores da Rede Estadual de Ensino para participar das aulas preparatórias do Pré-Enem Seduc RS. O processo de escolha contou com 325 professores inscritos de forma on-line, entre os dias 30 de abril e 5 de maio. Depois, foram pré-selecionados 39 educadores levando em conta o currículo, a prova de títulos e o perfil metodológico para atender os estudantes na preparação para o Enem. Cada profissional ainda enviou um vídeo para avaliação que contou como caráter eliminatório.

O professor de Química Rui Alves, da Escola Alfredo Ferreira Rodrigues, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Rio Grande, já teve a sua primeira tarde de gravação na TVE. As aulas, que duram 50 minutos, serão veiculadas duas vezes por semana, e a matéria, dividida em três módulos. Ele procura associar a Química com o cotidiano dos alunos. “Sempre busco, nas minhas aulas, aliar o conhecimento com aquilo que os estudantes vivenciam na prática. Agora, diante das câmeras, iremos utilizar ferramentas como o PowerPoint e figuras ilustrativas para manter a atenção do estudante até o final do vídeo”, explica.

Língua Brasileira de Sinais

Atendendo à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, foram selecionados quatro tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que auxiliarão nas transmissões das aulas do Pré-Enem Seduc RS.

Pré-Enem Seduc RS

A carga horária dos componentes curriculares foi definida de acordo com a ocorrência das disciplinas nas questões do Enem. O tempo de aulas será dividido em parte introdutória de cada eixo, explanação sobre o assunto, problematização em relação aos acontecimentos atuais e disponibilização de lista de exercícios.

Cidades cobertas pelo sinal da TVE

  • Alegrete, • Carazinho, • Erechim, • Frederico Westphalen, • Itaqui, • Palmeira das Missões, • Porto Alegre e Região Metropolitana, • Santa Bárbara do Sul, • Santa Cruz do Sul, • Santa Rosa, • Santana do Livramento, • Santo Ângelo, • São Luiz Gonzaga e • Vacaria.

Legenda: Governador conversou com as professoras Kátia da Rocha (E) e Janaína Casanova, que gravarão aulas na TVE

Crédito foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini