Notícias Locais

Pascom de Palmeira das Missões é premiada em Cruz Alta

No dia 23 de novembro, a Pastoral de Comunicação (PASCOM) de Palmeira das Missões, participou do Encontro de Comunicação Regional CNBB Sul e do 4º Encontro de Comunicação Regional (EDICOM), onde a jornalista da Pascom, Carine Zandoná Badke foi à premiada no quesito fotografia com a foto intitulada “Pintando a Fé”. O título do prêmio é: “Eu faço a diferença”. A fotografia foi clicada durante a encenação da Paixão de Cristo na Vigília Pascal de 2019. A foto chamou a atenção dos julgadores e no momento da entrega o Bispo Referencial para a Pastoral da Comunicação no Rio Grande do Sul, Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva disse: ”Esta foto não precisa de legenda”. O prêmio é da Diocese de Frederico Westphalen, já que as paróquias participantes foram identificadas com o nome de suas dioceses. Carine por compromissos assumidos anteriormente não pode comparecer, representada no ato por Alana Cruz Bueno.

O evento teve como tema, “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. A Pascom de Palmeira das Missões foi convidada pelo pároco padre Nildo Moura de Melo para participar do Encontro, uma forma de angariar conhecimento, aperfeiçoamento, atualizando as atividades da comunicação paroquial. O evento iniciou às 8 horas com acolhida e recepção. O palestrante foi o jornalista, mestre e doutor Moisés Sbardelotto. “Os meios de comunicação devem ser usados para evangelizar, principalmente as redes sociais”. Contando com a presença em tempo integram do Bispo Diocesano de Cruz Alta Dom Adelar Baruffi, do Bispo Referencial Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva da Diocese de Montenegro e da coordenadora da Pascom Regional Sul 3 – CNBB, Greice Pozzatto. Foi lançado o Guia de Fotografia da Pascom Regional Sul 3. As equipes participaram de oficinas, sendo elas: Rádio, Fotografia, Design e Criatividade.

Dioceses de todo o Rio Grande do Sul participaram, sendo a Arquidiocese de Passo Fundo a mais premiada. Levou o troféu de Redes Sociais, Informativo e Reportagem. Palmeira das Missões concorreu apenas no quesito fotografia. Poderia ter concorrido com Redes Sociais, Evangelização (Evangelho Diário), artigos, criação, o que não ocorreu, por ser a primeira vez que a Pascom participa de tal evento, faltou experiência. No Encontro que acontecerá em Montenegro, ano que vem, serão muitos os quesitos inscritos. Encerrou o Encontro, a missa de envio, onde todos os comunicadores presentes receberam um boton indicativo que pertencem à PASCOM Regional Sul 3 CNBB.  A Pascom de Palmeira das Missões, como Diocese de Frederico Westphalen sente grande alegria em de ver que a foto premiada é um referencial para todo o Estado.

Colaboração: Cleusa Medianeira da Cruz Bueno (PASCOM)

Crédito fotos: Diocese de Cruz Alta

Fonte: Jornal Expressão Regional