Notícias Regionais

Psicofobia: preconceito com os transtornos mentais afeta a reabilitação

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, estima-se que 14,1 milhões de pessoas apresentem diagnóstico de transtornos ou sofrimentos mentais no país. O preconceito com os portadores de transtornos psiquiátricos, denominado psicofobia, foi tema de uma palestra realizada no Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo nesta sexta-feira (11), ministrada médico psiquiatra Dr. Leonardo Prates de Lima, de Caxias do Sul.

A forma como o preconceito afeta a reabilitação dos pacientes foi um dos pontos abordados durante a palestra, assim como as ações de combate ao preconceito e o impacto emocional gerado pela psicofobia. “O preconceito está vinculado à falta de informação da sociedade sobre os transtornos psiquiátricos.” pontuou o especialista.

O evento foi alusivo ao Dia Mundial da Saúde Mental, lembrado no dia 10 de outubro e foi instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental. A pesquisa do Ministério da Saúde também revela que 7,6% dos brasileiros de 18 anos ou mais receberam diagnóstico de depressão por um profissional de saúde mental. No mundo, nos últimos 10 anos, o índice de pessoas com depressão aumentou 18,4%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Natieli Batistela – Jornalista
Comunicação – Hospital de Clínicas de Passo Fundo
Rua Tiradentes, 295 – CEP 99010-260
www.hcpf.com.br | facebook.com/HClinicasPF | @hclinicaspf

(54)2103-3399 | (54) 99924.1065