Notícias Locais

SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA!

Estamos em setembro, mês da Bíblia. As comunidades da Paróquia Santo Antônio desenvolvem atividades incentivando a leitura do Livro onde está presente em toda a sua plenitude a Palavra de Deus. A Bíblia é a fonte de comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde. Ela aproxima Deus de seus filhos, e os filhos ao seu Deus. É através da Bíblia que os homens percorrem a milhares de anos os caminhos da criação, os caminhos da salvação. Somos o que somos porque encontramos no Livro da Vida a essência do nosso viver, encontramos a razão de estarmos aqui, respostas, força, ensinamento, esperança, sabedoria e crescimento na fé.

Em 2019 o mês da Bíblia tem como tema: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”, a partir da 1ª Carta de João e o lema: “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou”.  A carta faz parte dos Escritos Joaninos, que incluem o Evangelho de João e três cartas. A primeira Carta de João faz parte das cartas “católicas” que significa universais, isto é, dirigidas a todos os cristãos.

Para conhecer melhor a 1ª Carta de São João, foi realizado no salão paroquial da Igreja Matriz Santo Antônio, no dia 08 de setembro, o curso de Formação Bíblica, ministrado pelo padre Paulo OSFS. Na ocasião foi lida e refletida a referida carta. Os participantes foram recepcionados pela equipe dos Leigos Salesianos responsáveis pelo café da manhã (partilhado). O almoço foi preparado com muito carinho e dedicação pela Pastoral da Juventude e Legião de Maria. O curso teve início às 08 horas e encerramento às 13 horas.

Desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no último domingo de setembro e foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30, é dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas. Ela é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.

Durante o mês somos convidados a estudar, refletir, ler a Bíblia. Nos preparando para a Caminhada Bíblica que acontece no dia 29 de setembro, em sua 45ª edição rumo à capela Nosso Senhor Bom Jesus.

Colaboração: Cleusa Medianeira da Cruz Bueno/ PASCOM

Crédito fotos: PASCOM

Fonte: Jornal Expressão Regional