Notícias Estaduais

Consulta Popular é aberta para eleitores escolherem as prioridades do governo do RS

Por G1 RS

 

 

Palácio Piratini, sede do governo do RS — Foto: Divulgação/Palácio PiratiniPalácio Piratini, sede do governo do RS — Foto: Divulgação/Palácio Piratini

Palácio Piratini, sede do governo do RS — Foto: Divulgação/Palácio Piratini

Nesta quarta-feira (4) começa a votação do Conselho Popular de 2019. A iniciativa permite que a população escolha parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do governo do Rio Grande do Sul. Basta ter em mãos o número do seu título de eleitor para participar.

Neste ano, será distribuída uma verba de R$ 20 milhões, que será dividida nas 28 regiões dos Coredes. O valor disponibilizado para cada região varia de acordo com a população e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

Após a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) realizar 56 assembleias para definir os projetos, são disponibilizados 97 nas cédulas de votação. O eleitor deve escolher apenas um. Destes, 42 serão eleitos pela população. O voto é secreto.

A votação da Consulta Popular 2019 acontece até esta sexta-feira (6).

Como votar

Quem pode votar: apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul.

Documentos necessários: é necessário, apenas, o número do título de eleitor. Caso não o tenha em mãos, o ambiente de votação na internet permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

– Pela internet

– Presencialmente

Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e as prefeituras estão divulgando os locais onde serão instaladas as urnas presenciais. Para mais informações, clique aqui.