Notícias Locais

CODIC, FAMURS e SEDAC unidos pela Cultura do Estado 

No dia 06 de agosto, foi realizada a reunião mensal dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul, CODIC na FAMURS em Porto Alegre, contando com a presença da Secretária de Estado da Cultura Beatriz Araújo e parte da sua equipe. Na ocasião, foram apresentadas pela SEDAC as proposições de alterações da Lei de Incentivo a Cultura que serão encaminhadas em breve à Assembleia Legislativa, entre elas a proposta de redução da contrapartida de 25% para 10%, o que incentiva a participação das empresas patrocinadoras, além de outras formas de fomento ao Fundo, buscando ampliá-lo junto a uma série de melhorias desta lei, que desde 1992 vêm sendo uma ferramenta fundamental de incentivo a cultura em nosso Estado.

Ações como estas são fundamentais para o desenvolvimento do Sistema Estadual de Cultura. Afinal, de acordo com os dados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em 2015 o setor cultural movimentou R$ 155 bilhões no país, ou seja, 2,64 do Produto Interno Bruto (PIB) e cerca de 850 mil pessoas trabalharam na área.

Da região Amzop, participaram o presidente Juliano Oliveira, Diretor de Cultura de Barra Funda e a vice-presidente Adriana Bagatini, coordenadora do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Palmeira das Missões.

Pela parte da tarde, o presidente do CODIC – FAMURS Evandro Soares, que é também Secretário de Cultura de Bento Gonçalves, se reuniu com o presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire, que garantiu o apoio da Federação das Associações dos Municípios Gaúchos (Famurs) para que o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (CODIC) busque assessorar os municípios gaúchos na implantação de seus sistemas municipais de cultura e a qualificação contínua dos gestores na área, contribuindo assim para o fomento da Cultura do RS de forma transversal. Eduardo Freire é responsável pela implantação do Sistema Municipal de Cultura no município e entende a cultura como fator de desenvolvimento da sociedade em diferentes segmentos.

Crédito fotos: CODIC RS

Fonte: Jornal Expressão Regional