Esportes

Únicos a vencer, Grêmio e Inter “salvam a pátria” nos jogos de ida das oitavas da Libertadores

Por Matheus Beck — Porto Alegre

 

 

Únicos a vencer, Grêmio e Inter Únicos a vencer, Grêmio e Inter

Arte / GloboEsporte.com

O Brasil conseguiu colocar seis representantes nas oitavas de final da Libertadores. De todos classificados para a competição, apenas o Atlético-MG não avançou. Mas a superioridade tupiniquim não correspondeu nos jogos de ida do mata-mata nesta semana. Somente Grêmio e Interlevam a vantagem da vitória ao segundo confronto contra seus adversários.

Ao contrário do que dita a história, a dupla Gre-Nal não se encontra em uma gangorra. O momento de ambos os clubes é tão bom que, se o Colorado vence num dia, na noite seguinte o Tricolor também ganha.

 

Gremistas comemoram vitória com um a menos sobre o Libertad — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPAGremistas comemoram vitória com um a menos sobre o Libertad — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Gremistas comemoram vitória com um a menos sobre o Libertad — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Inter triunfou sobre o Nacional na última quarta-feira, no Uruguai, com gol de Guerrero no último final. O Grêmio também contou com seu camisa 9 na quinta. Diego Tardelli abriu o placar, e o zagueiro David Braz fechou o 2 a 0 sobre o Libertad, na Arena.

— Ficou nítido o quanto o grupo sabe jogar esse tipo de competição. A gente sabe que Libertadores é guerra. É importante levar essa vantagem para o jogo de volta, ainda mais lá no Paraguai. A equipe deles é qualificada, ficou na nossa frente na fase de grupos. Mas se jogarmos como jogamos hoje (quinta), encaminhamos bem a classificação — analisou o tricolor Everton.

AS OITAVAS DA LIBERTADORES

Primeiro jogo Local Segundo jogo Local Data Horário
River 0x0 Cruzeiro Monumental de Núñez Cruzeiro x River Mineirão 30/07 19h15
San Lorenzo 0x0 Cerro Porteño Nuevo Gasômetro Cerro Porteño x San Lorenzo La Nueva Olla 31/07 19h15
LDU 3×1 Olimpia Casa Blanca Olimpia x LDU Defensores del Chaco 30/07 21h30
Athletico-PR 0x1 Boca Arena da Baixada Boca x Athletico-PR Bombonera 31/07 21h30
Godoy Cruz 2×2 Palmeiras Malvinas Argentinas Palmeiras x Godoy Cruz Arena Palmeiras 30/07 21h30
Grêmio 2×0 Libertad Arena Libertad x Grêmio Defensores del Chaco 01/08 21h30
Emelec 2×0 Flamengo George Capwell Flamengo x Emelec Maracanã 31/07 21h30
Nacional 0x1 Inter Parque Central Inter x Nacional Beira-Rio 31/07 19h15

Por outro lado, os outros quatro clubes brasileiros não conseguiram vencer. O Palmeiras e o Cruzeiro ao menos conquistaram empates fora de casa, contra Godoy Cruz e River Plate, respectivamente. Ambos têm a vantagem da vitória mínima no segundo jogo, em seus domínios. O time paulista, inclusive, pode até empatar por 0 a 0 e 1 a 1 que garante a vaga.

Já o Flamengo precisará de toda força do Maracanã para fazer três gols de diferença sobre o Emelec, que venceu por 2 a 0 no Equador. Quem também está em condição desfavorável é o Athletico-PR, que perdeu por 1 a 0 para o Boca Juniors, em Curitiba, e precisará ganhar por dois ou mais gols de diferença na Argentina.

 

Guerrero é abraçado por companheiros do Inter com gol no fim sobre o Nacional — Foto: RICARDO BARCELLOS/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDOGuerrero é abraçado por companheiros do Inter com gol no fim sobre o Nacional — Foto: RICARDO BARCELLOS/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Guerrero é abraçado por companheiros do Inter com gol no fim sobre o Nacional — Foto: RICARDO BARCELLOS/PHOTOPRESS/ESTADÃO 

Já o Grêmio pode até perder por um gol de diferença que garante vaga às quartas de final da Libertadores. Derrota por 2 a 0 leva o jogo para os pênaltis, e qualquer revés por dois gols de diferença a partir de 3 a 1 também lhe é favorável. O jogo de volta contra o Libertad acontece na quinta, às 21h30, no Paraguai.

Fonte: Globo Esporte