Notícias Locais

Eduardo Russomano Freire assume presidência da Famurs 

O prefeito municipal de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire (PDT), tomou posse como presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na ultima sexta-feira (5). A posse integrou a programação do 39o Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, que aconteceu, em Bento Gonçalves nos dias 4 e 5 de julho. 

O chefe do Executivo palmeirense ficará no comando da entidade até julho de 2020, substituindo o prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin (PMDB). A nova diretoria é composta pelos vice-presidentes Cleiton Bonadiman, prefeito de Seberi; Emanuel Hassen de Jesus, prefeito de Taquari; Fábia de Almeida Richter, prefeita de Cristal; Guilherme Rech Pasin, prefeito de Bento Gonçalves; Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul; Ronaldo Boniatti, prefeito de Nova Pádua e Vilmor Carbonera, prefeito de Vila Flores.

O novo presidente deu início ao seu mandato com discurso no qual enfatizou que a entidade representa a força do municipalismo, onde as grandes discussões para o desenvolvimento coletivo acontecem. “Nesta gestão, pretendo fazer com que a Famurs atue como um verdadeiro sindicato dos interesses de todos os gestores públicos municipais”. Reiterou. 

Eduardo Freire ainda ressaltou que a sua gestão será realizada de forma igualitária e comunicacional, priorizando as principais demandas dos municípios gaúchos. “Sem dúvida alguma estaremos sempre mantendo o diálogo, fazendo uma gestão republicana, independente de questões ideológicas e partidárias. Mas acima de tudo, defendendo os interesses de nossas comunidades […] Temos pautas de extrema relevância, como a reforma da previdência e a primeira ação a ser tomada em frente à gestão será na próxima semana, onde estaremos lutando para viabilizar a inclusão do nosso Estado neste projeto, porque a sanidade financeira dos municípios depende muito da reforma da previdência” afirmou o presidente da entidade. 

O prefeito de Palmeira das Missões foi escolhido pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PDT), após eleição interna. Freire venceu o pleito ao obter 64 votos de prefeitos e vices do PDT gaúcho. Participaram da solenidade de posse o governador, Eduardo Leite, senadores, deputados, vereadores, secretários e prefeitos dos municípios do interior do Estado.  

Eduardo Freire tem 41 anos é advogado e herdou do pai o gosto pela política, filiando-se ao PDT ainda quando tinha 16 anos. Já foi presidente do diretório municipal e regional, também já atuou como procurador no município de Palmeira das Missões, foi vereador e prefeito reeleito com 70% dos votos.

Fonte: Jornal Expressão Regional