Notícias Regionais

Hospital de Clínicas é cenário de prática para alunos de Medicina da IMED  

Segunda turma de Medicina da IMED ingressa no período de Internato Médico  

Mais de trinta alunos do curso de Medicina da IMED ingressaram no período de Internato Médico, que corresponde à última etapa de formação do acadêmico. Esta fase compreende dois anos do curso de graduação em Medicina e terá como cenário de prática o Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo.  

Na noite da segunda-feira (08) os acadêmicos participaram de uma cerimônia de recepção, que teve a presença da Direção Administrativa e Médica do HC, além de coordenadores e preceptores da IMED. A solenidade apresentou a proposta do Internato Médico e as etapas que serão desenvolvidas ao longo dos próximos semestres. 

A contribuição do HC para a formação de excelência na área médica foi salientada pelo Diretor Técnico do Hospital de Clínicas, Dr. Juarez Dal Vesco. “O Hospital de Clínicas possui 105 anos, ao longo deste período foi construída por muitas e muitas mãos, nesse momento continua a ser construída por muitas mãos e os senhores também estarão fazendo parte dela e também estarão a construindo.” finalizou, ao pontuar o perfil contemporâneo do profissional médico, que atua como agente transformador dos cenários de saúde. 

Os acadêmicos serão integrados aos cenários de atenção básica e hospitalar de média e alta complexidade. “O caminho profissional reserva uma variedade muito grande de tarefas e também com uma heterogeneidade de dificuldades, com muitas faces, muitas regras. Portanto, nós queremos um Internato Médico que submeta os alunos a questões fáceis, médias e difíceis na prática.” pontuou o coordenador do curso de Medicina da IMED, Luiz Artur Rosa Filho durante a solenidade de recepção aos acadêmicos.  

A parceria estratégica entre o Hospital de Clínicas e a IMED para a formação qualificada de profissionais para a área da saúde também foi evidenciada pelo Diretor de Graduação da IMED, Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira. “A IMED tem orgulho dos alunos que tem, tem orgulho desta parceria com o Hospital de Clínicas e se orgulha daquilo que faz, porque fazemos de forma transparente, então queremos continuar colocando no mercado de trabalho profissionais responsáveis.” A parceria estratégica entre a IMED e o Hospital de Clínicas foi anunciada em 2016, integrando a educação na área da saúde ao cenário de prática hospitalar para a formação profissional e visando o desenvolvimento da cidade e da região.

Na oportunidade, o coordenador do programa de Internato Médico da IMED, Dr. Lucas Duda Schmitz apresentou a estrutura e diretrizes para funcionamento do programa e como ocorrerá a atuação dos acadêmicos nas instituições de saúde conveniadas. A representante da 2º Turma de Medicina da IMED, Letícia Bassani explicitou a importância desta nova atapa para os acadêmicos. “Chegamos na fase mais importante da nossa formação, aquela em que vamos aplicar todos os anos de teoria que tivemos até agora, é nessa fase que conheceremos de forma mais intensa a rotina do Hospital e dessa forma aprenderemos aquilo que é mais importante para todos nós: o conhecimento prático, a tomada de decisão e principalmente a vivência junto ao paciente.” destacou durante sua manifestação.  

Fotos: Comunicação HC| Comunicação IMED

Natieli Batistela
Comunicação Social/ Assessoria de Imprensa / Social Media

Hospital de Clínicas
Rua Tiradentes 295 – Passo Fundo – RS

(54)2103-3399  | (54) 99924-1065 | www.hcpf.com.br
facebook.com/HClinicasPF  |  @hclinicaspf