Notícias Regionais

Sino da Vitória no Hospital de Clínicas representa o fim do ciclo de tratamento oncológico

As três badaladas do sino no Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo espalham o sentimento de vitória pelos corredores do Hospital. O ato simbólico foi instituído no HC para representar o encerramento do tratamento contra o câncer e a superação deste ciclo.

Acompanhada do filho e do marido, dona Edna Maria Cecagno Omizzolo, de 54 anos, foi uma das primeiras pacientes a celebrar o fim do tratamento oncológico juntamente com a equipe do Centro de Oncologia e Hematologia do HC através do Sino da Vitória.

“Esse momento significa uma vitória! Pra quem tem esse problema é um renascimento” descreveu Edna. As três badaladas do Sino da Vitória marcaram o encerramento do tratamento contra o câncer de mama que, para Edna foi realizado durante seis meses. Neste período, ela se deslocava da cidade de Lagoa Vermelha ao Hospital de Clínicas de Passo Fundo, referência na área oncológica para a região.

Na última semana as pacientes Carmem Arcani e Edivani Schenkel badalaram o sino para se despedir das sessões de quimioterapia. O emocionante momento também trouxe esperança aos pacientes e familiares que acompanharam a pequena cerimônia conduzida pela equipe de enfermagem e que transmite a todos a importância em celebrar esta etapa.

A adesão à cerimônia para compartilhar a notícia do fim do tratamento é espontânea. Esta iniciativa é adotada por hospitais brasileiros e norte-americanos e desvincula os estigmas relacionados ao diagnóstico do câncer, simbolizando a etapa vencida e o início de uma nova fase.

Natieli Batistela

Comunicação Social/ Assessoria de Imprensa / Social Media

Hospital de Clínicas
Rua Tiradentes 295 – Passo Fundo – RS

(54)2103-3399  | (54) 99924-1065 | www.hcpf.com.br
facebook.com/HClinicasPF  |  @hclinicaspf