Colunistas João Wellington Lehnen

Futebol em Destaque 28.06.2019

DUPLA GRE-NAL – As direções do Internacional e do Grêmio desde o início de interrupção do Campeonato Brasileiro para a Copa América, não anunciaram nenhuma contração de jogadores para reforçarem seus elencos. Ao contrário, o Internacional anunciou a venda do lateral esquerdo Iago. A esperança da torcida é de que com os recursos desta venda possa contratar um atleta com qualidade e que venha a reforça a equipe. Especula-se na possibilidade de contratação de Taison e Aranguez, creio ser dificílimo concretiza-las.

Já em relação ao Grêmio, pelas boas apresentações do jogador Everton na Copa América, dificilmente conseguirá mantê-lo em seu plantel a partir da abertura da janela em 31 de agosto. Já iniciaram especulações em relação a possíveis interesses de equipes europeias em contratá-lo, e, convenhamos, merecidamente, pois tem jogado e muito, praticamente levando a equipe “nas costas”.

A torcida da dupla Gre-Nal espera que suas direções consigam contratar jogadores que cheguem em condições de serem titulares das equipes. É inadmissível que contratem jogadores que necessitem de adaptação, pois se isso, acontecer, dificilmente poderão utilizá-los no segundo semestre deste ano. 

FUTEBOL FEMININO – O desabafo da melhor jogadora do mundo, a brasileira Marta, foi uma espécie de “tapa na cara” nas entidades brasileiras ligadas ao futebol (CBF e Federações Regionais), além de ser um pedido de socorro para que o Brasil, considerado o país do Futebol acorde e invista urgentemente no futebol feminino. Até quando veremos nossas guerreiras tentando conquistar títulos e infelizmente sendo abocanhadas pelos países europeus? Triste ver uma seleção que mesmo com dificuldades de preparo, qualidade técnica e falta de investimentos conseguir comover a nação. As jogadoras jogaram muito diante da temida França, sendo derrotada na prorrogação, após demonstrarem um extenuante cansaço. Os clubes brasileiros da primeira divisão tem a obrigação de investir no futebol feminino, pois é inadmissível, que pensem que futebol é apenas para os atletas masculinos.

BRASIL 5 x 0 PERU – Será que o treinador Tite conseguiu fazer com a seleção brasileira reencontrasse o seu bom futebol? Está claro que o jogador Everton não poderia continuar na reserva, mesmo que não marque gols, está comprovado, que consegue atrair uma marcação sobre si de dois ou mais adversários e com isso, consegue deixar livre seus companheiros de equipe. O jogador Everton, o “cebolinha” como é popularmente chamado, atualmente é um dos melhores jogadores da seleção brasileira. Evidente que a boa apresentação da seleção, fez com que o futebol da seleção peruana não tivesse sucesso. O treinador Tite tem que ter consciência de que nomes fortes de peso consigam manter a titularidade na base do “carteiraço”. Se continuar tendo bom desempenho e pegada a Seleção Brasileira tem chances de conquistar da Copa América. Suas adversárias são as seleções do Uruguai e da Argentina, camisas tradicionais e também a Colômbia de James Rodrigues, que vem sendo uma das surpresas da competição.

OURO VERDE – O treino dos Veteranos do Esporte Clube Ouro Verde, de Palmeira das Missões, entre as equipes Canarinho e Periquito foi bastante disputado. A equipe Canarinho largou na frente, ou seja, marcou dois gols, inclusive não conseguiu ampliar ainda mais o placar em função dos erros cometidos pelos seus atacantes, além da prática de muitos “toques na bola”, sem finalização em gol. Isso fez com que a equipe Periquito tivesse muitos contra-ataques, com muitas defesas por parte do goleiro da equipe Canarinho, algumas consideradas indefensáveis. Goleiro este, que teria sido convidado por um dos associados do Clube para a realização de um “teste”. Trata-se de um funcionário da empresa que iniciou o trabalho de construção do Hospital Público Regional (HPR), e que em função disto passou a residir temporariamente em Palmeira das Missões. Não conseguir descobrir seu nome, mas, assim que conseguir desvendar divulgarei nesta coluna. Também ficou claro durante o treino, que alguns atletas estão necessitando tomar o tradicional xarope de maracujá, ou seja, o famoso “maracujina”, haja vista, a choradeira de muitos atletas de ambas as equipes.

AVP PALMEIRA FUTEBOL 11 – Segundo Carlos Lauxen, a equipe da AVP Palmeira Futebol 11, no último sábado, jogou em Rodeio Bonito, contra uma equipe de veteranos, onde empatou pelo placar de 1 a 1. O gol da equipe da AVP Futebol 11 foi anotado pelo atleta Burguês. No próximo sábado (29), a equipe da AVP Palmeira Futebol 11 recebe no Estádio Luciano Ferreira Martins, o Trianon da cidade de Coronel Bicaco.

FUTEBOL EM PALMEIRA DAS MISSÕES – PASSADO E PRESENTE

A foto abaixo é da equipe da Caixa Econômica Estadual, clicada no ano de 1988, em Ijuí, no dia em que conquistou o título de Campeã Olímpica do campeonato interno da Instituição Financeira. Foto cedida pelo desportista Sérgio Padilha.  

Legenda:

Em pé: Chico Bertoldo, Dindo Schilling, Roque Massariol, João Wosniack, Osvaldo Cargnin e Edson Rangrab e agachados: Sérgio Padilha, Gélio Borba, Waldemar Freitas e Hélio Zanchi (in-memorian) e os meninos Beto Padilha, Rodrigo Rangrab e Rogério Freitas (alemão).