Notícias Locais

Professor da UFSM ministra palestra sobre o Movimento Maio Amarelo

Com o objetivo de incentivar e conscientizar a população sobre os perigos do trânsito, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Palmeira das Missões realizou na última sexta-feira, um seminário com o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida” que norteará todas as ações que integram a programação do Maio Amarelo no município. O evento foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores e teve como palestrante Carlos José Félix, professor do curso de Engenharia Civil/Departamento de Tráfego, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e representante do Maio Amarelo no Rio Grande do Sul.

Em sua palestra, o professor Carlos Félix, afirmou que este mês representa uma grande oportunidade de conscientização da sociedade. “As pessoas estão cada vez em processo de deslocamento pelas ruas e estradas, vivendo sempre com pressa e muitos deixam de lado a questão da segurança. Neste processo, os mais frágeis são as crianças, os pedestres, principalmente as pessoas idosas, além dos motociclistas. Vamos todos investir em ações para uma circulação de mais qualidade, para prevenir a acidentalidade”. O palestrante enfatizou, ainda, que aproximadamente 90% dos acidentes de trânsito acontecem em razão de falhas humanas: “Cerca de 40 mil pessoas morrem anualmente no trânsito em nosso país, a grande maioria em razão de falhas humanas. São muitas vidas destruídas, sendo que esta triste realidade não pode ser encarada como algo comum, pelo contrário, ela tem que nos incomodar bastante, pois é evitável”, reitera o professor. 

Ao longo da manhã, além do palestrante Carlos Félix, explanaram sobre o tema, a Soldado no 39° Batalhão da Polícia Militar, Viviane Silveira e o Tenente do Comando Rodoviário da Brigada Militar, Alceu Antunes, além das representantes do CFC Fênix de Palmeira das Missões, Michele Doro e Gabriela Cavalheiro que explicaram como é desenvolvido o projeto “Trânsito nas Escolas”, o qual possui o objetivo de potencializar as ações educativas na rede escolar, proporcionando às crianças informações para que reconheçam desde cedo à importância dos sinais de trânsito e a maneira correta de interpretá-los, tornando-os motoristas mais cuidadosos no futuro. 

Prestigiaram o evento, o secretário municipal de Mobilidade Urbana Ademar Barcelos, o vice-prefeito Lúcio Borges, a secretária de Educação Nirlene Boeri, o secretário de Administração Miguel Curry, o diretor da UFSM – campus Palmeira das Missões, Rafael Lazzari, o presidente do Poder Legislativo Fernando Vilande, demais vereadores, professores e público em geral.

Fonte: Jornal Expressão Regional