Notícias Regionais

Oncologista do HC ministra palestra sobre os tratamentos atuais do câncer de boca

A médica oncologista do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, Dra. Marina Ractz Bueno, ministrou uma capacitação direcionada aos cirurgiões-dentistas da Rede de Atenção Básica da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde e aos acadêmicos do curso de Odontologia da IMED. O evento abordou os tratamentos atuais do câncer de boca, entre eles a quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. 

A palestra integrou a campanha Maio Vermelho, promovida pela IMED em parceria com o HC, além outras entidades e empresas passo-fundenses. A capacitação ministrada pela oncologista do Hospital de Clínicas ocorreu no auditório central da IMED, no dia 7 de maio, e reuniu profissionais de cerca de sessenta municípios da região. 

O câncer bucal pode se desenvolver em qualquer região da boca, incluindo os lábios e interior da cavidade oral e é considerado um problema de saúde pública brasileiro, devido aos índices de diagnóstico da doença – 15.490 novos casos ao ano – segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Quando diagnosticado em estágios iniciais, o câncer de boca possui altos índices de cura. Por isso, a atenção aos sintomas é um dos principais temas alertados pelas campanhas de prevenção. Feridas ou lesões que não cicatrizam após 15 dias, aumento do volume da gengiva e da língua, sangramento repentino, nódulos ou manchas brancas são sinais de alerta que devem ser investigados por um especialista.

Fotos: Comunicação IMED| Daniel Santos

Natieli Batistela
Comunicação Social/ Assessoria de Imprensa / Social Media

Hospital de Clínicas
Rua Tiradentes 295 – Passo Fundo – RS

(54)2103-3399  | (54) 99924-1065 | www.hcpf.com.br
facebook.com/HClinicasPF  |  @hclinicaspf