Notícias Locais

Reitor da UFSM visita o campus de Palmeira das Missões

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, visitou o campus de Palmeira das Missões. A iniciativa faz parte do projeto Gabinete nos Campi, que visa uma maior aproximação da sede com suas Unidades de Ensino localizadas em outros municípios do estado.

Durante todo o dia o reitor participou de reuniões com o objetivo de levar à comunidade acadêmica informações atualizadas sobre a situação atual em que se encontra a universidade. Burmann, juntamente com a direção da unidade, conversou com todos os representantes dos diretórios acadêmicos dos cursos da UFSM Palmeira. Na ocasião, foram discutidas questões como assistência estudantil, casa do estudante, recursos para novos investimentos e preocupação com a manutenção das bolsas permanência.

Foi feita, também, uma reunião com todos os chefes de departamento, coordenadores de curso e chefias de setor, também trazendo a realidade, ouvindo sugestões e contextualizando o cenário futuro da UFSM frente aos cortes orçamentários feitos pelo Governo Federal. Outro encontro foi com o grupo do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, do curso de Enfermagem, no qual foram discutidos alguns encaminhamentos documentais para a implantação do programa no campus. Por fim, o reitor conversou com docentes e visitou alguns setores da instituição.

Em todas as suas falas, o reitor reiterou o compromisso e o foco da universidade com a questão acadêmica e que os recursos serão priorizados para a qualidade dos cursos da UFSM.

À tarde, Burmann foi à Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões para pedir apoio dos vereadores a favor da Universidade. A Câmera se comprometeu em lançar uma Frente Parlamentar de apoio à Universidade Federal de Santa Maria, que foi aprovada na última segunda-feira.

Para o diretor do campus, Rafael Lazzari, essa aproximação do gabinete com os campi é fundamental para que se possa ouvir, mais de perto, as demandas e anseios dos alunos, técnicos e docentes da unidade. “Foi muito importante à vinda do reitor em nosso campus. Dessa vez, essa foi uma agenda para ver como o campus estava e trazer esse cenário político de cortes de orçamento que tanto tem causado questionamentos”.

Fonte: Jornal Expressão Regional