Colunistas João Wellington Lehnen

Futebol em Destaque 17.05.2019

BRASILEIRÃO E LIBERTADORES

INTERNACIONAL – Apesar de desperdiçado a cobrança de uma penalidade máxima, q equipe do Internacional venceu com mérito no último domingo, o Cruzeiro pelo placar de 3 a 1, em jogo pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Odair Helmann tem iniciado as partidas no esquema 4-2-3-1 e tido um bom desempenho, porém quando recua para contra atacar e se posiciona em duas linhas de quatro, ou seja, 4-4-2, acaba tendo problemas. O jogador Nonato teve um bom desempenho, assim como, D’Alessandro, Moledo e Marcelo Lomba (que conseguiu reabilitar-se após a falha cometida no jogo diante do River Plate pela Copa América) e Edenilson. A torcida está confiante na conquista de bons resultados na sequência do Campeonato Brasileiro e da Libertadores da América. O temor do torcedor está nos jogos em que atua equipes consideradas pequenas, que em muitas vezes tem obtidos maus resultados.

Pela Libertadores da América, o Internacional enfrentará o tradicional Nacional do Uruguai, que mesmo tendo dificuldades nos últimos anos, já conquistou o título sul americano e por três vezes títulos Intercontinentais, considerados pela FIFA como Mundiais (1971, 1980 e 1989). Também já foi campeão da Recopa no ano de 1989 e campeão do Torneio Apertura em 2018. Atualmente ocupa a sétima posição no torneio deste ano. Será uma parada dura para o Internacional. Os torcedores colorados esperam que a equipe não perca o embalo durante a Copa América.

GRÊMIO – A equipe do Grêmio tem pecado neste inicio de Campeonato Brasileiro, ou seja, continua sem vencer na competição. Após a derrota para o Fluminense perdeu a oportunidade de vencer o “temido” Corinthians, em São Paulo. A equipe paulista além do apoio de sua torcida, tem contado com apoio “extra campo”, no último jogo foi beneficiada com a não marcação de um pênalti claro sobre o atacante do Grêmio, Evérton Cebolinha. Em relação ao sorteio para a segunda fase da Copa Libertadores, o Grêmio teve mais “sorte” que o Internacional. Acredito o Grêmio tem plenas condições de vencer o Libertat, na Arena, inclusive fazendo saldo de gols e depois no jogo de volta garantir a classificação no Paraguai, pois já comprovou ser melhor que a equipe paraguaia. A possibilidade de enfrentamento da dupla Gre-Nal acontecerá somente na fase semifinal da Libertadores da América, se ambas as equipes conseguiram vencer seus jogos nas próximas fases.

PROXIMOS JOGOS DA DUPLA GRE-NAL

Dia 19 de maio (Domingo), às 16 horas: Internacional x CSA e às 19 horas: Ceará x Grêmio.

OURO VERDE – O treino dos Veteranos do Ouro Verde no último sábado contou o reforço dos meninos das categorias de base, que terminou com vitória da equipe Canarinho sobre o Periquito pelo placar de 5 x 4, cabendo um destaque pelos belos gols marcados, um pelo Alan e o outro pelo Júlio César, após terem recuperado a bola do meio de campo. Alan marcou o gol, após ter driblados vários adversários e chegado à área adversária. Já o Júlio César, num contra ataque em velocidade, saindo da defesa driblou em diagonal ao lado esquerdo e chegando a área adversária colocou a bola onde coruja dorme, ou seja, no ângulo. Lindo gol, digno do prêmio Fifa Ferenc Puskás. FATO CÔMICO: Aconteceu um fato cômico com este colunista, em função de encontrar-se do Departamento Médico, em função de uma “bolada” sofrida no olho, no dia 24 de abril, atuei como árbitro do treino e quis a “sorte” e infelizmente em um dos tantos chutes do Júlio César, fui atingido na face esquerda do rosto, próximo ao olho lesionado anteriormente. Graças a Deus foi somente um susto, comprovando a “má fase” em estou atravessando no que diz respeito à participação em atividades esportivas.

AVP PALMEIRA FUTEBOL 11: Em função das fortes chuvas ocorridas no último sábado, o jogo que estava previsto da AVP Palmeira Futebol 11 acabou sendo cancelado. No próximo sábado, a equipe da AVP jogará em Erval Seco, contra a equipe do Maragato.

COPA PALMEIRA E FILHOS DA PALMEIRA DE FUTEBOL 11: Dias atrás fui procurado por um leitor assíduo da coluna, que nos solicitou informações de com é feita à escolha dos atletas para representar o município de Palmeira das Missões na Copa Palmeira e Filhos da Palmeira. Fui buscar informações com o Secretário Municipal de Esportes, Antônio Vezaro, que uma comissão avaliadora efetuou a escolha de aproximadamente 25 atletas, porém foi definido em reunião dos promotores da competição, que cada município poderia inscrever apenas uma equipe, em função disso, não foi possível utilizar mais atletas. O secretário observou que a competição tem por objetivo a confraternização entre a comunidade palmeirense e dos municípios que se originaram de Palmeira das Missões.

Na última rodada a equipe de Palmeira das Missões venceu a representante de Sagrada Família pelo placar de 5 a 2 e Cerro Grande venceu por 6 a 1, a equipe de Lajeado do Bugre.

No próximo domingo, a partir das 14 horas, jogam em Novo Barreiro: Palmeira das Missões x Cerro Grande e CMD Novo Barreiro x Sagrada Família.

Legenda: Atletas de Palmeira das Missões que venceram a equipe representante de Sagrada Família no último domingo