Colunistas João Wellington Lehnen

Futebol em Destaque 26.04.2019

GRE-NAL 420 – Com a melhor campanha durante a fase de classificação, o Grêmio conquistou o bi-campeonato Gaúcho, após dois empates com o Internacional em zero a zero no tempo regulamentar e vitória nas penalidades máximas pelo placar de 3 a 2.

Com esta conquista o Grêmio chegou ao seu 37º título do Campeonato Gaúcho, e com isso, diminuiu a diferença para 8 títulos, em relação ao Internacional, que conquistou até o momento um total de 45 títulos. A estratégica usada pelo técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, no Gre-Nal 419, do Estádio Beira-Rio, acabou dando certo para sua equipe, levando a decisão para a Arena, e, com isso conquistou mais um título, na noite da última quarta-feira.

É importante destacar que dois Gre-Nais foram bem disputados no aspecto técnico, inclusive com alguns lances disputados com vontade em excesso.

Se o Internacional, Odiar Helmann não fosse tão “medroso” poderia ter conquistado uma vitória no Estádio Beira-Rio, e, consequentemente poderia atuar na Arena do Grêmio de forma mais defensiva. O trabalho do técnico do Internacional já está sendo contestado uma parcela significativa dos torcedores e por alguns conselheiros, inclusive já pressionam o presidente Marcelo Medeiros para que o substitua. Enfim, quem vence leva as glórias e quem perde resta o choro, por isso que o futebol faz com que as pessoas se apaixonem cada vez mais, como disse o célebre e conceituado jornalista gaúcho, Lauro Quadros em sua frase histórica sobre os Gre-Nais: “Segue a gangorra da dupla Gre-Nal”. Agora as equipes colocarem os pés no chão, bola para frente, pois tem competições mais difíceis a serem disputadas no restante do ano. É momento de o torcedor apoiar a direção, comissão técnica e jogadores e não de críticas, que não levam a lugar algum os clubes. Parabéns aos gremistas pela conquista!

BRASILEIRÃO 2019 – No próximo sábado (27/04), terá início o Campeonato Brasileiro, promessa de bons jogos e uma ótima competição. Durante esta semana ouvi comentários de alguns jornalistas em canais de televisão, tanto abertos como fechados, dando como favoritas a conquista do título o Grêmio, Corinthians, Cruzeiro e Flamengo. Equipes estas que conquistaram os campeonatos estaduais de seus estados. Concordo com eles, porém acho que devem ser incluídas as equipes do Santos, Palmeiras e Internacional, que também possuem bom elenco de jogadores. Enfim, o Campeonato Brasileiro sempre foi e será sempre um verdadeiro “Jogo de xadrez”, a equipe que menos errar terá chances de levantar o caneco. O Internacional inicia sua caminhada no Brasileirão, no sábado (27/04), às 19 horas, em Chapecó, diante da Chapecoense. Partida dificílima, até o momento nesse confronto, a equipe da Chapecoense conquistou quatro vitórias contra apenas três do Internacional. O Grêmio estreia na manhã de domingo, às 11 horas, na Arena, diante da equipe do Santos. Em campeonatos com o sistema de pontos corridos, as equipes que atuam em seus domínios não podem perder pontos, pois normalmente, quando isto ocorre, acabam faltando no final da competição. Agora é aguardar, preparar a televisão ou comprar ingressos para assistir aos jogos nos estádios.

A Confederação Brasileira de Futebol (CPF) divulgou a nova regra em relação aos cartões amarelos e vermelhos a serem aplicados aos jogadores integrantes do banco de reservas, quando não for possível identificar o infrator serão aplicados ao treinador da equipe. A minha pergunta é a seguinte, e quando a arbitragem errar como será? Alguém será punido recebendo o cartão?

Finais do Campeonato do Centenário – Em função das fortes chuvas ocorridas no último sábado, em Palmeira das Missões, as finais do Campeonato de Verão do Clube Centenário foram transferidas para à tarde do próximo sábado, dia 27 de abril. Da mesma forma, foi cancelado o treino dos Veteranos do Esporte Clube Ouro Verde e o jogo da AVP Palmeira Futebol 11, que seria realizado no Estádio Luciano Ferreira Martins, contra o São Cristóvão de Frederico Westphalen.

HUMOR DA SEMANA

Dois Gre-Nais que consagraram os goleiros Marcelo Lomba e Paulo Vitor. Este último vem buscando seu espaço e fazendo a torcida tricolor esquecer Marcelo Grohe. A charge retrata bem a atual situação do goleiro tricolor.

Fonte: Mario Alberto/Globoesporte.com