Notícias Regionais

Entenda o que é a perda auditiva

A incapacidade de ouvir e identificar sons é o principal sintoma da perda auditiva, que afeta pessoas em faixa etária, principalmente, a partir dos quarenta anos. “Sensação de ouvido tampado, dificuldade para ouvir toques de telefone, zumbido (chiado) nos ouvidos, não compreender a fala em ambientes ruidosos, desconforto a exposição de ambientes barulhentos são possíveis sintomas de perda auditiva.” explica a médica otorrinolaringologista do HC, Dra. Thaís Marques da Costa.

O exame de audiometria é um dos métodos diagnósticos utilizados para identificação dos graus de perda auditiva, classificados em leve, moderada, severa ou profunda. Alterações na identificação de sons a partir do nível de 20 decibéis devem ser investigados por um especialista.  “Uma das melhores formas para prevenir problemas auditivos é, pelo menos uma vez por ano, realizar um check-up da audição. Uma visita de rotina ao otorrinolaringologista, associada a exames como a audiometria, pode, por exemplo, ajudar a detectar e tratar imediatamente uma perda auditiva, o que aumenta as chances de recuperar a audição (dependendo da causa).” orienta Dra. Thaís.

Exposição contínua a ambientes com ruídos de alta intensidade, fatores hereditários e envelhecimento podem estar relacionados a perda da audição. “Ao perceber qualquer alteração na audição, o melhor a fazer é procurar um médico otorrinolaringologista. Ele é o profissional mais indicado para fazer esse diagnóstico e indicar o tratamento adequado para cada caso.” finaliza.

 

Natieli Batistela

Comunicação Social/ Assessoria de Imprensa / Social Media

Hospital de Clínicas
Rua Tiradentes 295 – Passo Fundo – RS

(54)2103-3399  | (54) 99924-1065 | www.hcpf.com.br

facebook.com/HClinicasPF  |  @hclinicaspf