Notícias Locais

Educadores discutem Implementação da Base Nacional Comum Curricular

Aconteceu da última sexta-feira (12/04), o primeiro “Dia D” do ano letivo. A atividade foi parte do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul. Após a elaboração dos referenciais curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos estados em 2018, a ação promoveu o começo da discussão para a construção dos documentos curriculares no território do município. Na rede municipal de ensino de Palmeira das Missões e na Secretaria Municipal de Educação, o dia foi de bastante trabalho, com muitas discussões e reflexões a respeito do tema.

Na prática, foi um momento para debates e a organização das escolas, com o enfoque em construir uma nova proposta de currículo a partir da BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG). Estiveram presentes equipes diretivas e professores de todos os níveis ofertados na rede: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O Dia D foi estruturado para permitir que os docentes possam refletir sobre a transformação que queremos para o Rio Grande do Sul por meio da educação. Este momento foi uma ocasião para que professores e gestores tivessem seu momento de formação a respeito da BNCC, a qual prevê que todos os estudantes, independente da rede em que estiverem matriculados, tenham o direito ao ensino considerando a igualdade, a diversidade e a equidade.

O “Dia D” é uma iniciativa prevista no Regime de Colaboração estabelecido entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc RS), a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime RS) e o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe RS). Novos encontros serão realizados, no entanto, entre os “Dias D”, outras ações e atividades serão efetivadas nas próprias escolas, com foco na construção do currículo do território.

Fonte: Jornal Expressão Regional