Esportes

O que Renato e Odair podem aprontar no Gre-Nal que decide o Gauchão? Comentaristas opinam

Por Matheus Beck e Lucas Bubols — Porto Alegre

O que Renato e Odair podem aprontar no Gre-Nal que decide o Gauchão? Comentaristas opinamO que Renato e Odair podem aprontar no Gre-Nal que decide o Gauchão? Comentaristas opinam

Wesley Santos/Agência PressDigital

Clássico é decidido em campo, mas não só. Do lado de fora, treinadores e dirigentes buscam várias formas de surpreender o rival e ludibriá-lo de alguma forma. Esconder a escalação, simular lesão, escalar lateral no meio campo, volante na zaga. Já houve de tudo.

No Gre-Nal 420, que define o campeão gaúcho de 2019 na noite desta quarta-feira, na Arena, há poucos mistérios. No Inter, as dúvidas são sobre o retorno de William Pottker e a possibilidade de utilização de Bruno e Rodrigo Dourado. No Grêmio, o aproveitamento de Tardellicomo titular e a reintegração de Luan ao grupo são as poucas dúvidas.

Porém, as manobras podem ser táticas, na estratégia de jogo e até mesmo na motivação de Renato Portaluppi e de Odair Hellmann a seus elencos. Afinal, o treinador gremista quer celebrar com título a estátua em sua homenagem. E o técnico colorado quer ganhar o primeiro troféu da carreira como comandante máximo do clube na casa do rival.

GloboEsporte.com convocou três comentaristas para destacar quais são as possíveis surpresas que podem aparecer no Gre-Nal. Confira abaixo:

Muricy Ramalho – comentarista do SporTV

 

Diego Tardelli é a aposta de Muricy — Foto: Lucas Uebel/Grêmio/DivulgaçãoDiego Tardelli é a aposta de Muricy — Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação

Diego Tardelli é a aposta de Muricy — Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação

“Os dois já acharam a maneira de jogar, já têm o time ideal. Não acho que deva ter uma grande surpresa. Essa continuidade de trabalho mostra que estão no caminho certo. Acho muito difícil ter alguma coisa de última hora.

Tardelli pode entrar no lugar de algum meio campista do Grêmio, mantendo Alisson na direita e ficando atrás do centroavante, deixando, assim, um time mais ofensivo.

Grafite – comentarista do SporTV

 

Grafite aposta na utilização de D'Alessandro — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação InterGrafite aposta na utilização de D'Alessandro — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

Grafite aposta na utilização de D’Alessandro — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

“O Inter pode ganhar na Arena, como o Grêmio poderia ter ganho no Beira-Rio, porque o time da casa deve propor o jogo e abrir espaços. Odair e Renato têm estilos de trabalho diferentes, característicos de cada um. O fato de o Grêmio ter tido superioridade no lado esquerdo de ataque mostra uma boa tentativa do Renato no primeiro jogo.

Pode ser que ele saia jogando com o Tardelli e guarde o Alisson para o contra-ataque. O jogo no Beira-Rio era mais físico, por isso precisava da força do Alisson, que está há mais tempo no clube, já jogou Gre-Nais.

Acho que o Odair também deve preparar alguma coisa. Talvez o D’Alessandro mais recuado entre as linhas do Grêmio. O meio campo gremista joga bastante, mas deixa espaços. O Pottker pode jogar. Talvez Odair queira mais força física e pode perder a qualidade no municiamento a Guerrero.”

Diogo Olivier – comentarista do SporTV

 

William Pottker dá mais força de marcação ao Inter, acredita Diogo — Foto: Lucas Uebel/Divulgação GrêmioWilliam Pottker dá mais força de marcação ao Inter, acredita Diogo — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

William Pottker dá mais força de marcação ao Inter, acredita Diogo — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Nada pode ser surpreendente, mesmo que Renato escolha por Luan. O Luan já enfrentou o Inter diversas vezes. Se jogar Pottker ou D’Alessandro, o Grêmio já enfrentou eles, sabe como reagir.

Não tem um coelho da cartola para ser tirado. O Mano Menezes pegou o Alessandro lateral-direito e colocou no meio para confundir o Inter. Fabiano estava com pé engessado, apareceu no jogo. Isso não tem mais como fazer.

O Inter vai ser bem mais reativo na Arena. Começa com Pottker na função do D’Alessandro ou até o Parede, mais força de marcação. No segundo tempo, o D’Alessandro entra para dar mais cadência, mais posse de bola.

O Grêmio, a surpresa que pode fazer, é jogar com Luan e Tardelli. Tardelli na direita e Luan de falso nove ou até atrás do centroavante.”

GRÊMIO X INTER – GAUCHÃO – FINAL (VOLTA)

  • Local: Arena do Grêmio
  • Data e horário: quarta-feira (17), às 21h30 de Brasília
  • Provável Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson (Diego Tardelli), Jean Pyerre e Everton; André
  • Provável Inter: Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Lindoso (Rodrigo Dourado), Edenílson, Patrick, William Pottker (D’Alessandro) e Nico López; Paolo Guerrero
  • Desfalques do Grêmio: Paulo Miranda e Marcelo Oliveira
  • Desfalque do Inter: Rithely
  • Transmissão: RBS TV para todo o Rio Grande do Sul e Premiere; o GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real
  • Trio de arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Lúcio Beiersdorf Flor

Fonte: Globo Esporte