Notícias Regionais

Ludicidade no cuidado de enfermagem

O branco tradicional do uniforme da área de enfermagem dá espaço ao colorido tipicamente infantil quando os alunos do Curso Técnico de Enfermagem da Escola de Educação Profissional do Hospital de Clínicas de Passo Fundo chegam para as manhãs de estágio no Serviço de Pediatria da instituição.

O contato dos alunos com os pequenos pacientes é realizado de segunda a quinta-feira, período dedicado ao estágio em Pediatria do curso técnico. Juntamente aos cuidados de enfermagem, a equipe colore os corredores da unidade com balões e brincadeiras. A supervisora de estágio da Escola HC, Simiane Volpi explica que a intenção destas ações é aliar o cuidado de enfermagem à ludicidade. “Eles realizaram de forma humanizada os cuidados com as crianças internadas, associando brincadeiras, formas lúdicas, entregam balões e apoio aos familiares.” comenta.

O período de estágio prático na área de pediatria é a uma das últimas etapas dos acadêmicos do curso técnico de enfermagem da Escola HC antes da formatura. As ações lúdicas como instrumento de humanização priorizando a relação com o paciente infantil auxiliam no tratamento destas crianças, proporcionando também formação diferenciada aos novos profissionais da área da saúde. 

Buscando reduzir a ansiedade dos pacientes em relação ao tratamento, os momentos de recreação e diversão são incorporados ao cuidado, essência das profissões ligadas à enfermagem, durante a hospitalização. “Além do cuidado técnico, o sorriso, o incentivo a interação entre pais e filhos auxilia na recuperação.” salienta Simiane.

Natieli Batistela

Comunicação Social/ Assessoria de Imprensa / Social Media

Hospital de Clínicas
Rua Tiradentes 295 – Passo Fundo – RS

(54)2103-3399  | (54) 99924-1065 | www.hcpf.com.br

facebook.com/HClinicasPF  |  @hclinicaspf