Colunistas João Wellington Lehnen

Futebol em Destaque 12.04.2019

GAUCHÃO E LIBERTADORES

Grêmio e Internacional não podem falhar tanto no Gaúcho quanto na Libertadores da América, que errar estará fora. Em relação ao Campeonato Gaúcho tenho observado que alguns comentaristas da grande mídia do Estado são da opinião de que o Internacional é o favorito a conquista do título. Porém outros, os mais cautelosos são da opinião que não há favorito, mesmo que o Grêmio esteja “pendurado” na Libertadores, em função de possuir a melhor campanha. Entendo que o favorito para a conquista do Campeonato Gaúcho, apesar do afastamento do jogador Luan, ainda é o Grêmio, por ter feito a melhor campanha, inclusive de forma invicta até o momento, e por seus jogadores estarem atuando por mais tempo juntos. 

Já o Internacional com a estreia do jogador Guerreiro e a marcação de um dos gols da equipe frente o Caxias no jogo do último domingo, parece ter contribuído para que seu torcedor aumentasse a esperança em relação à conquista do gauchão e um bom desempenho na Libertadores da América.

50 ANOS DO ESTÁDIO BEIRA-RIO:

As fatos abaixo registraram dois momentos do Estádio Beira-Rio. A primeira o início das obras do Estádio José Pinheiro Borba, popularmente conhecido como “Gigante da Beira-Rio” e inaugurado em 06 de abril de 1969. Já a segunda, foi clicada em de abril de 2014, quando da sua reinauguração após sua remodelação, inclusive sediou jogos da Copa do Mundo daquele anos.

                 1969                                                  2014

OURO VERDE As equipes participantes do treino do último sábado, do Esporte Clube Ouro Verde, foram escaladas por este colunista e foi bastante disputado e acabou vitória do Canarinho (camisetas amarelas) sobre o Periquito (camisetas verdes), pelo placar de 3 a 2, e com isso, foi derrubada a tradicional panela do presidente Wanderlei Freitas. Outro fator observado durante o treino, foi à continuidade da má fase do jogador Alan. Isto se deve a quantidade de gols desperdiçados, bem como as bolas perdidas que possibilitaram inúmeros contra-ataques a equipe adversária. Inclusive alguns companheiros seus pediram para ele passar numa benzedeira antes da participação do próximo treino. Dizem as más línguas que tenho “promovido” o José Carlos da Silva (pato), em função dos comentários nesta coluna sobre suas façanhas aos sábados. Sinceridade, não há como não comentar, Pato tem sido um “personagem” semanalmente nos treinos do Ouro Verde (às vezes disputa o Ibope com o Clóvinho PSC), no último sábado realmente aprontou. Só para citar como exemplo, em uma das jogadas pela ala esquerda, a bola caiu certinha no pé do atacante de sua equipe que iria marcar o gol sem deixar a peteca cair no solo, e adivinhem o que aconteceu? Ele tentou uma bicicleta e tirou a bola do companheiro e o pior, a bola foi defendida dando um contra ataque em favor da equipe adversária. Enfim, José Carlos tem sido um verdadeiro personagem nos treinos, mas desportista de boa qualidade, brincalhão e grande parceiro de todos, é isto que importa. Espero ter folga nas próximas semanas, ou seja, não precisar citar seu nome. Atendendo solicitação do Clube, gostaria de informar aos associados, que os treinos passarão a ser realizados a partir das 14h30min e não mais às 16 horas.

AVP PALMEIRA FUTEBOL 11: No último sábado, a equipe da AVP Palmeira Futebol 11, de Palmeira das Missões jogou na cidade de Seberi com o Cruzeiro, empatando pelo placar de 3 a 3. Os gols da equipe palmeirense foram marcados por Mindo (ganhador do bingo promovido pelo próprio clube na noite anterior), César e Dionatan. No próximo sábado, a AVP Palmeira Futebol 11 jogará na cidade de Frederico Westphalen contra a equipe dos Veteranos de Sábado. A direção da AVP aproveita para agradecer a todos os participantes do jantar bingo, promovido pela equipe.

HOMENAGEM DA SEMANA:

A foto abaixo é da equipe Piscina, multicampeã na categoria Master na década de 90. A foto da equipe e da medalha foram cedidas gentilmente por Nelson Bagatini, e registra a conquista do Campeonato Interclubes de 1993.

Legenda: Em pé: Gildo Alberton, Bagatini, Inélio Fucks, Galo, João Flávio Chaves e Schmidt e agachados: Jorge Costa Mello, Djairo, Ronaldo Giacometti, Betinho e Ademir Arendt