Colunistas João Wellington Lehnen

Futebol em Destaque 29.03.2019

CAMPEONATO GAUCHO 2019Pelo visto o Campeonato Gaúcho será decidido pela dupla GRE-NAL. Porque penso assim? Simples, a diferença de qualidade das equipes de Grêmio e Internacional sobre as demais é muito grande. Somente uma tragédia poderá tirar Grêmio e Internacional da final do campeonato. O Juventude que se classificou com as “calças na mão” (8º colocado) teve um desempenho vergonhoso na partida do último domingo, frente ao Grêmio, favorito a conquista do título. Já o Novo Hamburgo, treinado pelo Bolívar, e conquistou a sétima colação na primeira fase, não tem conseguido um bom desempenho, muito inferior à equipe treinada por Beto Campos (in-memorian), que conquistou o título do Gaúcho em 2017.

Está mais do que na hora de mudar a eternização de dirigente no comando da Federação Gaúcha de Futebol, os clubes do interior do Estado há vários anos vem pedindo socorro para suas sobrevivências no futebol, o que temos visto favorecimento a dupla Gre-Nal e no máximo a dupla Ca-ju em detrimento aos demais.

Ouro Verde – A direção do Esporte Clube Ouro Verde chama a atenção que a partir do término do horário de verão, os treinos estão tem início às 14h30min., porém alguns associados e a galerinha das categorias de base tem comparecido às 16 horas, o que contraria a orientação.

O treino do último sábado termino empatado pelo placar de 4 a 4, entre as equipes Canarinho e Periquito. O treino foi realizado sem arbitragem, tipo de peladeiros, ou seja, na consciência da cada jogador. Destaques do treinos os zagueiros Alex e Brandom perfeitos na marcação e de negativo os “alas” Pato e Miguel Martins, provavelmente em função de terem degustado as “loiras geladas”, antes do início do treino, verdadeiras “avenidas” aos adversários. Já Alan, acabou desperdiçando muitos gols, a bola fugia de seus pés. “Que fase Alan…”. Modestamente faço o registro do meu belo gol, por cobertura, isto mesmo, num chute despretensioso de 5 metros da linha da grande área acabou surpreendendo o goleiro…se vai ocorrer novamente? Só Deus Sabe.

AVP PALMEIRA FUTEBOL 11 – A equipe da AVP Palmeira Futebol 11, no último sábado, recebeu no Estádio Luciano Ferreira Martins, em Palmeira das Missões o Grêmio Castelinho de Frederico Westphalen e venceu a partida pelo placar de 4 a 3. Os gols da AVP foram marcados por Cezar (2) e Dionatan (2). No próximo sábado, a equipe da AVP Futebol 11 jogará com o Cruzeiro, na cidade de Dois Irmãos das Missões.

SELEÇÃO BRASILEIRA: As duas últimas atuações da Seleção Brasileira, convocada por Tite foram frustrantes. Talvez esta realidade possa mudar “quando Tite resolver ser novamente o Tite e não Adenor Bachi…” É um ótimo profissional, mas precisar fazer as coisas da sua maneira. Explicado?

ESTÁTUAS: Acredito que ninguém poderia imaginar a tamanha GRENALIZAÇÃO que poderia ocorrer com a inauguração na última segunda-feira, da estátua em homenagem ao Renato Gaúcho, na Arena do Grêmio. O que temos visto nas redes sociais e um embate entre gremista e colorados que se deixam levar pela emoção. Confesso que me deixar levar emoção e até “brinquei” em um debate saudável com meu sobrinho Alekson Fortes, no grupo da família tanto no Whatsapp quanto do Facebook.

Porque ocorre isso no Rio Grande do Sul? Simples, tudo que se faz neste estado gera a Grenalização. Convenhamos que em relação às estátuas de Renato Portalluppi e Fernandão, ambas não estão de acordo com os mesmos e ficaram muito diferentes. Achei ”horríveis”, mas gerou polêmica, agressividade de fanáticos e piadas das torcidas dos dois clubes. Merecedores? Sim, independente do que fizeram, mas creio que além deles muitos outros deveriam receber também por méritos. Enfim, aqui no Rio Grande do Sul infelizmente ainda a maioria das questões esportivas giram em função de Grêmio e Inter. Abaixo publico as estátuas de Renato Portallippi e Fernadão para análise dos leitores e amigos.

HUMOR DA SEMANA:

  Fernandão 

                                       

                                                         Renato Portalluppi