Colunistas João Wellington Lehnen

Futebol em Destaque 15.03.2019

INTERNACIONALMais sorte que juízo”… É a frase correta descrever em relação ao treinador Odair Helmann e sua equipe. O técnico tem escalado a equipe do internacional com diversas alterações, por necessidade ou por sua opção tem gerado “instabilidade” no grupo de jogadores, bem como, muita apreensão aos torcedores. Mesmo assim, conquistou importantes vitórias nos dois últimos jogos, frete ao Palestino, pela Copa Libertadores da América e o Aimoré, pelo Campeonato Gaúcho. Com esta vitória está classificado para a próxima fase do gauchão. O foco principal passou ser a competição Sul Americana, porém no próximo domingo enfrentará o Grêmio, ou seja, o clássico Gre-Nal. O torcedor do Internacional demonstra estar ainda traumatizado pela humilhante goleada pelo placar de 5 a 0, sofrida no Gre-Nal de nº 407, realizado no dia 09 de agosto de 2015.

Acredito que o Internacional irá se classificar para a segunda fase da competição Sul Americana, porém o técnico Odair terá que encontrar de forma urgente a equipe ideal “titular”, que disposição e tesão durante os 90 minutos das partidas, que não recue e ceda espaço as equipes adversárias após a marcação de apenas um gol. A equipe está jogando sem armadores de qualidade e dependente do veterano D’Alessandro. Os jogadores mais jovens estão pedindo passagem e Odair, que deve deixar a teimosia de lado e aproveita-los.

GRÊMIO – A fase do Grêmio é ótima, independente dos jogadores escalados pelo técnico Renato Portaluppi. Até quando? Não sabemos, mas Renato Portalluppi tem o grupo nas mãos. O jogador Luan “tem” que ser vendido urgentemente, pois tem tido um bom desempenho, ao contrário de Everton, que além das boas apresentações tem marcados importantes gols. Diante do Rosário Central, na argentina, a equipe do Grêmio conquistou um importante empate, com boa atuação do menino Mateus Henrique. Já diante do São José, na Arena, a equipe fez um bom primeiro tempo, porém, cedeu muito espaço na segunda etapa acabou recuando demais e passou a administrar o placar. A esperança da torcida de um possível acréscimo a equipe com a entrada de Diego Tardelli, diante do Libertad, não ocorreu, ou seja, derrota inesperada em casa. Porquê? inexplicável, o time irreconhecível e a dupla de zaga Kanemann e Geromel totalmente perdidos. Luan teve uma atuação apática. Agora é juntar os cacos, a equipe não poderá perder nenhuma partida na competição, caso isto aconteça dará adeus a Copa Libertadores…

OURO VERDE – O treino dos veteranos do Ouro Verde foi realizado sem a participação do presidente Wanderlei Freitas e do vice-presidente Sidinei Soares, em função de outros compromissos assumidos. Apesar do tempo chuvoso, o treino foi ótimo, terminando empatado pelo placar de 6×6, entre as equipes Canarinho e Periquito. Desta vez ficou claro não ter havido a tradicional “Panela”. O treino teve como destaques positivos, os gols marcados pelo Iran e as belas defesas praticas pelos goleiros das duas equipes Jonathan e Douglas e como destaques negativos, o excesso de bolas perdidas pelos meninos das categorias de base, que creditam serem craque. Infelizmente isto vem ocorrendo com muitos jovens, não só aqui de Palmeira das Missões, mas de todo o Brasil, sabem jogar, mas a soberba e o ego acaba trazendo prejuízos aos mesmos.

AVP PALMEIRA FUTEBOL 11 – Segundo Carlos Lauxen, a equipe da AVP Futebol 11 realizou uma ótima partida no último sábado, vencendo o Flamengo de Panambi, pelo placar de 5 a 1. Os gols da equipe palmeirense Mindo (2), Tales, Belinho e Dionatan. No próximo sábado, a equipe da AVP Futebol 11, jogará na cidade de Pinhal, com a Associação de Veteranos daquele município.

CLUBE CENTENÁRIO: Segundo a direção de Esportes do Clube Centenário, ocorrerão algumas alterações em relação às idades das categorias para o próximo Campeonato de Inverno. Também tomamos conhecimento de alguns atletas, bem como, algumas equipes são contrários a estas alterações. Espera-se que a direção de esportes e os atletas cheguem a um denominador comum em relação à alteração a ser efetivada, para que com isso, as competições internas sejam melhoradas e aperfeiçoadas. Será um tese, caso não dê certo, volta-se ao sistema anterior, então é importante e necessário que não ocorra o tradicional pensamento “de não aceitar as mudanças de paradigmas”.

VOCÊ SABIA? Que Elias Ricardo Figueroa Brander vestiu a camiseta do Grêmio? Isto ocorreu no dia 05 de dezembro de 1983, durante o vôo da delegação gremista, entre as cidades de Lima e Los Angeles), para a decisão diante do Hamburgo. Elias Figueroa estava acompanhado dos demais craques da América que estavam indo para Europa onde realizaram apresentações com a tradicional equipe dos “Craques das Américas”. Acompanhavam Figueroa outros craques do quilate de Rodolfo Rodríguez (uruguaio muito amigo de De León), Romerito, Carlos Alberto Torres e o argentino Ortiz (que também jogara no Grêmio. Os craques da América realizaram quatro apresentações: Malásia, Hong Kong e Indonésia. Esta em 22 de dezembro, eles enfrentaram o Hamburgo, rival do Grêmio no dia 11.  Mesmo sendo jogador e torcedor do Internacional atendeu pedidos dos torcedores gremistas que viajavam junto com a delegação gremista, Figueroa vestiu a camiseta Gremista por alguns minutos, inclusive permitiu que o fotografassem com ale, como forma de apoio ao clube Gaúcho.