Notícias Locais

Executivo Palmeirense e Ouro e Prata firmam convênio para o transporte de pacientes

A Administração Municipal de Palmeira das Missões e a empresa Ouro e Prata firmaram recentemente um convênio que possibilitará o transporte de pacientes com consultas agendadas em Porto Alegre.

Segundo o Executivo Municipal, o motivo da assinatura do convênio foi à necessidade de atendimentos médicos especializados, da realização de exames laboratoriais, radiológicos e outros que exigem equipamentos mais sofisticados, indisponíveis em Palmeira das Missões para atendimento de pacientes carentes, bem como, facilitar o deslocamento destas pessoas para os grandes centros de tratamento estabelecidos em Porto Alegre e Lajeado. Os pacientes portadores de necessidades especiais e pessoas que estão fazendo quimioterapia continuam sendo transportadas pelos veículos e ambulâncias da prefeitura municipal. Só viajam de ônibus as pessoas fisicamente saudáveis. O projeto é um produto criado pela empresa Ouro e Prata para atender as demandas de prefeituras do interior e que hoje contempla mais de 100 municípios.

Para usufruir do transporte, os pacientes retiram o vale na Secretaria de Saúde. A prefeitura tem o controle sobre sua distribuição. Depois que o paciente recebe, troca na rodoviária pela passagem. Chegando à rodoviária de Porto Alegre, os pacientes são encaminhados à sala VIP da empresa, que tem capacidade para acomodar 80 pessoas, é climatizada e possui acesso à internet. Servidores da Ouro e Prata sabem previamente quantas pessoas irão chegar, de onde vem, a hora e o local das consultas. Então é feito um roteiro do departamento de tráfego e logística, que determina se um micro-ônibus ou outro veículo, dependendo da quantidade de pessoas, transportará os pacientes. Esse serviço não tem custo para o paciente. Um veículo da Ouro e Prata leva as pessoas nos locais determinados (hospitais, por exemplo) pela manhã e a busca é feita posteriormente. O uso desse serviço é exclusivo para a saúde.

Fonte: Jornal Expressão Regional