Notícias Regionais

Cesurg forma primeira turma de ensino superior da instituição

O Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) realizou no auditório do Sicredi, em Sarandi, a solenidade formatura da primeira turma de nível superior desde a fundação da instituição em 2015. O curso de Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, um dos cinco oferecidos no Rio Grande do Sul, foi o pioneiro na colação de grau de seus acadêmicos. O curso recebeu conceito quatro pelo Ministério da Educação em dezembro de 2018.

O presidente do Conselho Mantenedor do CESURG, Uiliam Ricardo Treméa, participou da solenidade enfatizando o orgulho em participar deste momento histórico e simbólico, por se tratar da formatura em um curso diferenciado como o de Gestão de Cooperativas. “Temos certeza que o Cesurg está cumprindo seu papel em Sarandi e região, uma vez que prepara profissionais específicos para as demandas locais com qualidade num curso que teve um dos conceitos máximos pelo MEC”.

A outorga de grau foi realizada pelo diretor geral do Cesurg, Lino Luiz Savian, que em seu discurso fez um resgate histórico, enfatizando o apoio recebido do poder público municipal de Sarandi para que a instituição fosse instalada e destacou as projeções futuras da equipe diretiva. Agradeceu a presença do presidente do Conselho Mantenedor, Uiliam Ricardo Treméa, do sócio Roni Dalmagro e do diretor de comunicação e marketing, professor Leandro Paludo, pessoas que muito tem contribuído para o sucesso da instituição. “É um momento histórico para o Cesurg, fruto de um sonho idealizado ainda em 2013. Uma caminhada que teve todo o suporte e atenção por parte da prefeitura de Sarandi, na figura do prefeito Leonir Cardoso e do secretário de Educação, Paulo Rodolfo Viccari Kasper, que não mediram esforços para colaborar com o sonho de vermos o Cesurg abrindo suas portas. Hoje são mais de mil acadêmicos movimentando nossas três unidades, sendo a maior delas em Sarandi. Neste dia nosso orgulho é ainda maior por se tratar da primeira turma de formandos do curso Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, reconhecido com conceito 4 do MEC, o que comprova a qualidade dos nossos docentes, do ensino e demonstra que estamos no caminho certo. A região de Sarandi passa a receber gestores capacitados para atuar em um de seus grandes potenciais que são as cooperativas. O Cesurg sente orgulho em contribuir e transformar a região de Sarandi a partir de seus egressos”.

O diretor de ensino, professor Eduardo Toledo Martins, ratificou a importância do momento especialmente por se tratar da concretização da missão do Cesurg. “Foi um dia especial, inesquecível para todos nós professores, direção e funcionários. Aprendemos, acima de tudo, que somos colegas de caminhada, pois criamos fortes laços afetivos. Aos formandos nossa gratidão pela confiança, que não faltou em nenhum momento desses cinco semestres, em nós e em nossa Instituição de Ensino Superior. Desejo que não lhes falte lucidez para procurar e por consequência encontrar seus respectivos espaços de contribuição na construção de nossa sociedade. Temos certeza de que formamos profissionais proativos, comprometidos e imbuídos na busca incessante pelo desenvolvimento das Cooperativas de nossa região”.

O coordenador e patrono do curso de Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, professor Carlos Daniel Baioto, destacou a importância do momento. “Esta formatura representa um marco importante para o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho, em especial para as cidades do Planalto Médio do Rio Grande do Sul, mais especificamente na cidade de Sarandi. O cooperativismo diferencia-se de outras formas de organização por ter como referência os sete princípios cooperativistas, princípios reconhecidos mundialmente, sendo o principal deles, o 5º princípio: “educação e formação cooperativista”. Neste sentido podemos afirmar que o Cesurg está contribuindo de forma pioneira para o cooperativismo da região, potencializando o desenvolvimento regional sustentável por meio do fomento do capital intelectual cooperativista e assim fortalecendo o cooperativismo no Estado”. 

Em seu pronunciamento, o secretário de educação, Paulo Rodolfo Viccari Kasper, reafirmou a importância do Cesurg para Sarandi e região, enfatizando o compromisso do poder público municipal na parceria com a instituição. O presidente do Sicredi região da produção e representante da Ocergs/Sescoop, Saul João Rovadoscki, destacou a importância da formação no ensino superior de novos gestores de cooperativas, que certamente estarão preparados para atender as demandas do mercado regional de forma mais qualificada.

Entre os demais presentes na solenidade o presidente da Cresol. Crédito fotos: Divulgação/Oficina da Arte Formaturas.

Fonte: Jornal Expressão Regional