Esportes

Inter alcança sexta vitória seguida, embala e aumenta opções de Odair para a Libertadores

Por Tomás Hammes — Porto Alegre

Wesley Santos/Agência PressDigital

De olho no jogo de quarta-feira, o técnico mandou a campo um time totalmente reserva, sem nenhum jogador que iniciou em campo na vitória por 1 a 0 sobre o Palestino, no Chile, na semana passada. Mas o chamado “time alternativo”, rótulo refutado por Odair, tinha nomes como Nonato, Sarrafiore, D’Alessandro e Rafael Sobis. Não à toa, o quarteto comandou a equipe em mais um resultado positivo.

Confira os melhores momentos de Inter 2×0 Aimoré pelo Gauchão 2019
Futebol Nacional
 
 
Confira os melhores momentos de Inter 2x0 Aimoré pelo Gauchão 2019

Confira os melhores momentos de Inter 2×0 Aimoré pelo Gauchão 2019

Nonato deu a dinâmica que o Inter tanto precisa, ao imprimir maior velocidade com a troca de passes e chegada ao ataque. D’Ale, como de costume, regeu o time, com seus passes precisos, como a assistência para Sarrafiore abrir o placar no primeiro tempo. O jovem argentino também deu outro passo para confirmar às expectativas criadas sobre ele. Marcou, buscou tabelas e fez um belo gol, sem chances para Marcelo Pitol.

E ainda teve Sobis. O ídolo colorado atuou como centroavante, posição ainda em aberto no ataque colorado. Trombou com os zagueiros, fez o pivô para preparar as jogadas para quem vinha de trás e, o principal, marcou gol. Após receber bom passe de Wellington Silva e perceber Pitol adiantado, encobriu o goleiro do Aimoré para fechar o placar, no segundo tempo. Foi o segundo gol de Sobis no retorno ao clube e o 50º dele com a camisa colorada.

– Estou em uma evolução. A partir do momento que começa a jogar você evolui. Estou treinando igual a todo mundo, mas claro, requer ritmo de jogo, tempo de bola. Isso a gente só pega jogando. Que bom que eu pude coroar uma partida boa com o gol que eu fiz, que nos deu tranquilidade – comemorou o atacante, que já havia marcado contra o Palestino, no Chile.
 

Rafael Sobis teve boa atuação contra o Aimoré — Foto: Wesley Santos/Agência PressDigitalRafael Sobis teve boa atuação contra o Aimoré — Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital

Rafael Sobis teve boa atuação contra o Aimoré — Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital

O rendimento encheu o vestiário de orgulho. Na entrevista coletiva após a partida, Odair refutou o rótulo de “time alternativo” e fez questão de ressaltar que tem um grupo de jogadores e não um time. O técnico elogiou jogadores que não vêm atuando com tanta frequência, casos Nonato, Sarrafiore, Lindoso, o zagueiro Roberto e até mesmo D’Ale.

– Você não ganha nenhum campeonato com 11 jogadores. Ganha com grupo. É o que eu quero frisar. O quão importante é ter um grupo, às vezes quem resolve o jogo não é nem quem inicia. Em alguns momentos vão iniciar uns, alguns outros, mas o time manter um padrão, um nível alto. É o equilíbrio que a gente busca de equipe e jogadores. Que bom que estão aparecendo jogadores – destacou o treinador.

“Você não ganha nenhum campeonato com 11 jogadores. Ganha com grupo. É o que eu quero frisar. O quão importante é ter um grupo, às vezes quem resolve o jogo não é nem quem inicia” (Odair Hellmann)

O discurso, aliás, tem respaldo nos números. Odair jamais repetiu a equipe dois jogos seguidos na temporada. Em 10 partidas, utilizou 31 jogadores. Nenhum esteve presente em todos os compromissos. Esta sequência de experiências, aliás, já colocou o jovem Pedro Lucas entre os titulares.

– Valorizamos o grupo. O craque é o coletivo, o grupo. Não individualizamos em um ou dois jogadores que carreguem o time nas costas. O coletivo é nosso forte. Tanto D’Alessandro quanto qualquer outro, que neste momento não esteja na equipe titular. Não diferenciamos titulares ou reservas. Todos são iguais e terão oportunidades. Começa uma maratona quarta e domingo agora, logo em seguida Copa do Brasil e Brasileirão. Todos jogarão, terão espaço. É assim que temos que encarar – completou o vice de futebol Roberto Melo.

Com a vitória sobre o Aimoré, o Inter recuperou a vice-liderança do Campeonato Gaúcho, com 19 pontos, e garantiu a classificação para as quartas de final. O elenco colorado já se apresenta na manhã desta segunda-feira, no CT Parque Gigante. Preservados, os titulares mantêm a preparação para a Libertadores. Na quarta-feira, a equipe recebe o Alianza Lima, às 21h30, no Beira-Rio.

Fonte: Globo Esporte