Colunistas João Wellington Lehnen

Futebol em Destaque 15.02.2019

Recopa Gaúcha – O Grêmio enfrentou na tarde do último domingo, a fraquíssima equipe do Avenida de Santa Cruz do Sul, em ritmo de treino, aplicando uma goleada pelo placar de 6 a zero. Nas primeiras seis partidas do Campeonato Gaúcho, a equipe do Grêmio conquistou 16 pontos, ou seja, cinco vitórias e um empate. Marcou um total de 21 gols e sofreu apenas um, tendo a melhor campanha nos Campeonatos Estaduais.

O técnico Renato Portaluppi tem conseguido fazer que seus jogadores tenham um ótimo desempenho, com a perspectiva de melhorar ainda mais o desempenho, especialmente com a possível chegada de Diego Tardelli, que manifestou o interesse em jogar no tricolor gaúcho. 

Já o Internacional de Odair Helmann teve muitas dificuldades para vencer a medíocre equipe do Juventude, em Caxias do Sul, do técnico Luiz Carlos Winck, que foi “patético” na atitude de provocação ao Potter, que acabou causando a sua própria expulsão e do atacante Niko Lopes do Internacional. Até entendo a atitude do Luiz Carlos Winck em tomar tal atitude, em função de sua equipe ser muita fraca. Porém não há justificativa para a tomada de sua atitude, já que se trata de uma excelente pessoa, inclusive foi um excelente profissional por um longo período dentro das quatros linhas do gramado.

A esperança de ataque do Internacional está nos pés do menino Pedro Lucas, que marcou seu primeiro gol como profissional. Famoso gol de “lambuja”, dado pelo Neílton, após a uma bela jogada.

Também continuam preocupando a comissão técnica e torcedores são as constantes falhas apresentadas na defesa, uma verdadeira peneira. É importante observar, que alguns atletas ainda não se encaixaram no esquema tático adotado pelo seu treinador. Mais uma vez, surge a velha dúvida: investir ou não nas categorias de base?

É evidente o favoritismo do Grêmio para a conquista do Campeonato Gaúcho de 2019, que já conquistou a Recopa Gaúcha. Título este, já conquistado pelo Internacional em duas edições 2016 e 2017.

CATEGORIAS DE BASE: A tragédia ocorrida no Centro de Treinamento (CT), do Flamengo e a eliminação da Seleção Brasileira no Campeonato Sul Americano da categoria sub 20, comprova o quanto os clubes brasileiros estão pecando em relação ao investimento nas categorias de base. Infelizmente o futebol virou um grande comércio de mercenários, e os jovens que sonham em chegar ao topo são pouquíssimos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e as Federações Estaduais são o retrato da conjuntura política pela qual passa o Brasil, continua o tradicional “toma lá dá cá”, ou seja, só podem “viver futebol” quem tem condições, o povão está abandonado. Até quando? Está na hora da virada, chega de salários astronômicos que prostituem nossos atletas e maior investimento nos meninos que buscam um lugar ao sol.

OURO VERDE – O forte calor fez com que o treino dos veteranos do Esporte Clube Ouro Verde fosse disputado com muita garra por parte de seus atletas. Inclusive alguns atletas disputaram as jogadas de forma muito forte, inclusive este colunista. É importante observar que a “panela?” montada pelo presidente Wanderlei Freitas surpreendeu. Por quê? Simples, a diferença em termos de velocidade por parte dos atletas da equipe Canarinho em relação à do Periquito estava evidente, o que fez com que o treino acabasse com o placar de 8 a 3. Wanderlei Freitas assimilou na proporcionalidade a equipe Periquito (verde), escalando alguns veteranos mesclando com alguns jovens, ao contrário da equipe Canarinho, com jogadores jovens e velozes, como Jéferson Popeye, Galinha, Leomar e Vercelino. Porém através da precipitação do “EU’ defino, perdiam a bola no ataque a uma defesa que marcava por setor, com o auxilio de jogadores do meio de campo, entre eles, Alisson e Anderson. O Periquito tornou-se uma equipe de contra-ataque mortal com Felipe e Alan Sauer (que marcou 04 gols).

AVP PALMEIRA FUTEBOL 11: A equipe da AVP Palmeira Futebol 11 sofreu um goleada na tarde do último sábado, pelo placar de 10 x 2, em pleno Estádio Luciano Ferreira Martins, para o São Luiz da cidade do Braga. Um verdadeiro chocolate, com isso antecipou a Páscoa. No próximo sábado, a equipe da AVP Palmeira Futebol 11, jogará contra o Guarani, na cidade de Erval Seco.

LEMBRANÇA DA SEMANA

A foto abaixo relembrar uma das ótimas equipes de futsal, A EMPLETEC, nos bons tempos dos “Torneios de Verão”, nas décadas de 1970 e 1980. Em pé: José Ricardo Amaral, Dindo Schilling, Roque Mafalda, Toto, Linke e Xeco Botton e agachados: Jorge Felix (pé), Elton Miranda, Capucho, Paulinho Almeida, Leo e Betinho