Notícias Regionais

Associação ajuda pacientes com câncer e familiares em Passo Fundo

Por Débora Padilha, RBS TV

Associação oferece apoio para pacientes e familiares na luta contra o câncer no RS

Compartilhe RS
Associação oferece apoio para pacientes e familiares na luta contra o câncer no RS

Associação oferece apoio para pacientes e familiares na luta contra o câncer no RS

Desde que precisaram deixar a rotina em Getúlio Vargas, no Norte do Rio Grande do Sul, a babá Anilda da Silva e o construtor Roberto Carlos da Silva têm encontrado apoio de quem nem conheciam.

Enquanto o filho do casal, Juliano, de 22 anos, faz tratamento contra o câncer no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, eles ganham hospedagem e alimentação na sede da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) que inaugurou na cidade em junho desse ano.

“Quando chegamos já tínhamos gastado todas as economias. Com o diagnóstico assim, de uma hora para outra, leva um choque”, conta Roberto.

Presente em 14 cidades do Rio Grande do Sul, a Aapecan também oferece gratuitamente apoio emocional a pacientes com câncer e familiares, por meio do atendimento de uma psicóloga, de uma assistente social e de voluntárias que oferecem oficinas de artesanato, reiki e fisioterapia. Atividades que para Anilda, ajudam a amenizar o sofrimento.

“Aqui eu estou muito protegida, muito acolhida, eu sinto muita paz dentro dessa casa porque tem gente muito legal”, avalia, reforçando que esse apoio também tem reflexos no tratamento do filho. “A gente sai daqui bem e chega lá bem, porque eu não tinha mais condições de chegar no hospital e ver ele daquele jeito. Então, agora, eu tenho a maior força para chegar lá e conversar com ele. É um alívio no coração da gente”.

Para a psicóloga Liliane Rebeschini Via Piana, sair do conforto de casa é um desafio, principalmente para quem está enfrentando uma doença grave. Por isso, a entidade busca oferecer um suporte. “É um momento em que é muito importante ter alguém, muitas vezes desconhecido, e que possa acolher essa dor, esse sofrimento de uma forma diferenciada. Nós acolhemos como uma família e é assim que a gente quer que eles se sintam”, explica.

Como ajudar A Aapecan se mantém com a ajuda de doações. A assistente social Juliana Carvalho explica que a comunidade pode contribuir tanto com mantimentos, quanto sendo voluntária para a disponibilização de atividades aos pacientes e familiares. “O trabalho voluntário é fundamental para que a gente possa ampliar as ações a serem oferecidas para as famílias. Também é importante a contribuição em dinheiro. A gente tem a equipe de telemarketing que faz esse processo de ligar através das campanhas”, destaca.

O único requisito para utilizar os serviços oferecidos pela Aapecan é a comprovação do diagnóstico de câncer. A unidade de Passo Fundo oferece hospedagem para cerca de 20 pessoas, além de três refeições diárias. A sede funciona de segunda a sexta-feira e fica na Rua Passo Fundo, 335, na Vila Luiza.

Saiba como ajudar a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Passo Fundo  — Foto: Arte/RBS TVSaiba como ajudar a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Passo Fundo  — Foto: Arte/RBS TV

Saiba como ajudar a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Passo Fundo — Foto: Arte/RBS TV

Fonte: G1